sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Desculpa

Não é difícil. E muitas vezes até alivia. É mais fácil dizer do que se possa pensar e não se fica menos homem ou menos mulher por se dizer. Muitas vezes é sinal de carácter, humildade, respeito, integridade. A palavra "desculpa", quando usada para conseguir o perdão por alguma coisa, é uma lutadora: travas lutas intemporais com o orgulho. E a vitória ora cai para o lado de um, ora para o lado do outro. A diferença é que quando a vitória cai para o lado da "desculpa", ganham todas as partes (mesmo aquela que julga que perdeu ao pedir "desculpa"); quando vence o orgulho, geralmente, há sempre uma parte que fica a perder...
Não tenho medo de pedir desculpa. Ás vezes, até acho que peço demais e isso também não é bom. Mas quando peço, quando a peço consciente de que a mereço, e quando ela é aceite, é como se me tirassem uma tonelada de cima das costas; como se uma chave invisível abrisse a porta do meu sorriso; como se, de repente, me crescessem umas asas enormes e eu pudesse voar, cada vez mais alto...
Se te magoei, se te fiz sofrer, se te disse alguma coisa mais ríspida, se te falei de uma forma mais brusca, se agi ou reagi de uma forma errada... peço desculpa.
Se existo, se sinto, se sorrio ou choro... orgulho-me disso!

Sem comentários: