sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ponto de situação

Estou cansada. Mesmo muito. Nunca pensei que custasse tanto. Ainda não comecei a trabalhar e já me sinto cansada. Mas esta busca pelo emprego perdido começa a esgotar-me. Esta semana, então, foi terrível. Agora sei o que passaram aqueles que fizeram isto há 3/4 meses atrás. Para vocês, a minha sincera homenagem!
No fundo, eu sou aquilo a que vulgarmente se dá o nome de... "atrasada": eu estou a fazer agora aquilo que as pessoas normais fizeram na altura normal. Mas eu sou assim: tipicamente portuguesa! Deixo tudo para a última.
Mas a realidade é que estou cansada. Física e psicologicamente. Saio de uma pressão para outra sem ter tempo para respirar. É natural que me esteja a ressentir. Se, porventura, tenho forças em mim que desconheço, então, agora é a altura de as conhecer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Força ai babe! Vais conseguir! cansativo, chato, uma seca...enfim, um mal menor para a grande conquista que depois terás! ainda vais liderar o mercado da advocacia.

BJ

Anónimo disse...

querida... sim, é verdade: a espera é horrível, como te compreendo! estes momentos são sempre dolorosos pq quase nos fazem perder as forças e até às vezes a vontade de continuar!...

MAS... e vou partilhar contigo um truque que uma das minhas melhores amigas me ensinou exactamente quando estava a passar por esta fase que tu estás a passar agora! passo a citar: :)

"É simples: Imagina-te com 90 anos, sentada numa cadeirinha de baloiço, a olhar uma paisagem fantástica (deixo ao teu critério qual paisagem...) e a beber um refresco (ou algo mais forte, se achares necessário!!!).
Estás tranquila, feliz e a fazer uma espécie de balanço sobre a tua vida.
Os bons momentos e, também, os menos bons...
Quais foram as tuas reacções nessas alturas (passadas)? Aproveitaste devidamente cada vitória? Partilhaste-a com quem era verdadeiramente importante? Disseste, na devida altura, aquilo que pensavas/sentias a "quem de direito"?
E nos maus momentos? Achas que exageraste? A tua angústia contribuiu, de alguma forma, para resolver algum problema? Valeram a pena todas as lágrimas, todas as noites mal dormidas? Sofreste demasiado por antecipação e, afinal, acabou por se resolver tudo "em bem"?
Enfim... a ideia é criar algum distanciamento em relação à situação actual, para tentar relativizar. Acho que o segredo reside precisamente aí: na capacidade de relativizar."

eu sei que agora tudo parece muitoooo dificil, que para quem está "de fora" é muito fácil falar e bla bla bla! eu sei (muito bem! :)) que nós nesses momentos dificilmente percebemos que o sofrimento todo por que estamos a passar de nada adianta.. e parece-nos absolutamente irreal que, um tempinho depois, até consigamos acabar quase por rir de quão exagerados fomos!

eu sei que agora aquilo que eu estou a escrever parece mentira, mas não é querida! é bem assim!

tenho a certeza absoluta que vais conseguir alguma encontrar aquilo que desejas!

e repara: o facto de teres começado depois a procurar é absolutamente normal!
1º - cada um tem o seu tempo! e não é pq a maioria das pessoas começou a fazer entrevistas há uns meses que tu tb tinhas que o fazer! cada um é que sabe o quer fazer e quando e, por isso, cada um tem as suas próprias opções pessoais! e tu decidiste, com base na tua vidinha, aquilo que consideraste ser melhor para ti naquela altura! finito!
2º - tu definiste que 1º tinhas o curso para acabar e que depois havia de vir o bailado das entrevistas!

e isso é que interessa, as tuas escolhas é que importam amiga! Aliás, isto só demonstra a tua excelente e forte personalidade: tu tomas as tuas próprias decisões por ti e acabou, não interessa o que os outros fazem! Sabes quantas pessoas neste mundinho têm a força e a coragem para fazer isso? Poucas! E sabes que (infelizmente) não estou a exagerar!

e sabes que mais? isso é que é a atitude correcta! :) deixa-te lá de ideias tontas!! porque o que é normal e desejável (para que consigamos manter alguma sanidade mental! A sério!) é precisamente enfrentarmos os nosso problemas UM DE CADA VEZ, ok? :) (baralhar tudo coma tua amiga aqui tem a triste mania de fazer não adianta nada! Pelo contrário, depois dá o que dá… e mais não digo!)

mais, diz-me lá uma coisa: tu achas que se nós conseguíssemos tudo de mão beijada alguma vez conseguiríamos dar valor ao que temos e… à nossa vida?

não, pois não?

nunca iríamos ser as pessoas fantásticas (ui ui... lol) que somos!!

tu não irias ser o ser humano maravilhoso que és, que tem um coração maior que o universo e que todos nós admiramos imenso!

Por isso, tudo isto, sim é horrível e preferivelmente ninguém devia passar por ele, mas, lá está, há que relativizar e perceber que é isto mesmo que nos vai demarcar dos outros: porque vamos saber dar valor ao que conseguimos! Um dia mais tarde, quando estivermos in the other side of the force, não vamos ser mais umas advogadas/os que olham para o candidato a estagiário e dizem: epá aí vem mais um cromo, mais uma abécula e se lhe dissermos hj alguma coisa ou se nunca respondermos à carta dele é totalmente indiferente. Não! Não vai ser assim. Vamos olhar para o cv e perceber que aquela pessoa está à espera de uma resposta nossa e que o mínimo que podemos fazer, ou melhor, a nossa obrigação, é dar-lha!

Vamos perceber e compreender quem nos olha do outro lado e vamos saber agir correctamente porque aquilo por que passámos vai estar presente no nosso espírito! Boa? Porque isto sim é saber viver e aprender com todas as nossas experiências!

Minha querida, tenho a certeza absoluta que vais encontrar o que procuras e mereces!
E sabes que nunca te diria isto assim só por dizer! Só porque é simpático e agradável nesta altura! Não, é claro que vais conseguir! E sim, tens aí dentro muitaaaaa força dentro de ti! Força essa (e a nossa toda também claro que estamos sempre aqui para te apoiar e dar miminhos qd precisas!) que te ajudará a enfrentar e ultrapassar em grande (porq eu tu só sabes Ser assim: GRANDE) toda esta fase!


Agora acho melhor dar por encerrada aqui a coisa pq já está um bocadito extensa! Lol
Eu bem digo que temos é que marcar um almoço! 


Beijinho mt grd… só para ti!*

Miss em cena herself disse...

*speechless*


:)


Muito Obrigada!